circuloperfeito

um olhar sobre as coisas que passam

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Dilema e paradigma…

Nos últimos anos Portugal assumiu um estilo de vida que não tem capacidade de pagar (Consome Menos - http://alcatruz.blogspot.com/).
Por um lado, como refere António Vitorino, “tivemos expectativas demasiado elevadas quanto a um progresso em linha de progressão geométrica, pela perspectiva de adesão ao euro e a baixa das taxas de juro, o que provocou um desafogo extraordinário nas famílias e, portanto, uma espiral de sobreendividamento” (Público, 31/1/05).
Por outro lado, o Estado na mesma linha de expectativa, não racionalizou os seus investimentos tendo ajudado a produzir (ou não tendo evitado) os agravamentos de assimetrias, sobretudo com a Europa.
Estamos assim perante um dilema. Como refere um estudo já citado, ao apostarmos numa estratégia que visa aproximar as regiões pobres das regiões ricas, corremos o risco do empobrecimento das mais prósperas, perdendo de vista a aproximação do País no seu todo, aos países mais ricos da Europa.
Dito de outra forma, numa fase de desaceleração da economia - como a actual - a aposta vai normalmente para a competitividade, enquanto que nas fases de expansão, como foram os anos noventa, é mais natural o privilégio das questões redistributivas” (Daniel Bessa, 24/1/05).
Se não mudarmos de estilo de vida – ou melhor, se não mudarmos de paradigma de desenvolvimento, estaremos na eminência de um novo (e perigoso) agravamento de assimetrias.