circuloperfeito

um olhar sobre as coisas que passam

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

o meu presidente

"Ao fim de dez anos como Presidente tenho a obrigação de dizer: nós precisamos de ter a administração mais perto, precisamos que os braços da administração central espalhados pelos distritos e concelhos se lembrem que têm de trabalhar com as câmaras municipais" Jorge Sampaio, Público 9/2/2006

post1. Concordo com o nosso Presidente, para mim o melhor presidente da república da democracia. A sua persistente atenção para as questões da organização político-administrativo do país, das desigualdades territoriais, da necessidade de qualificar as cidades e de as tornar mais humanizadas, foram um estímulo para quem trabalha diariamente com estas questões.

post2. Mas no pensamento de JS pareceu-me que faltaram duas referências. Uma à necessidade da Administração Central (e Regional) se articular entre ela(s?). Sem esse esforço a relação com as autarquias locais fica dependente do voluntarismo e da boa vontade de cada Ministério - o que não chega. Uma outra ao facto das autarquias não se poderem fechar dentro dos seus limites administrativos, de reforçarem os princípios da cooperação inter-municipal e de aprenderem a olhar para fora - para o mundo e para mudanças que estão a ocorrer no poder local (THE FUTURE OF LOCAL GOVERNMENT - DEVELOPING A 10-YEAR VISION).

post3. Ao contrário do que habitualmente se refere, em muitos casos, as autarquias locais estão no limite da sua capacidade para dar respostas a mais competências. Mostram já muitas dificuldades em gerir os seus recursos (humanos, materiais, financeiros) de forma racional e eficaz. Atingiram o seu princípio de Peter...

post4. Um dia numa visita a uma Feira, JS, ao tomar conhecimento da formação de uma licenciada em Planeamento Regional e Urbano disse - aí está um curso que eu gostaria de ter tirado!