circuloperfeito

um olhar sobre as coisas que passam

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Aveiro, Região de Inovação

Aproveitando o facto de nos próximos três anos não ser previsível que haja eleições era tempo de deitar mãos à obra e começar a preparar o futuro. Tarefa complexa quanto a situação actual exigía que o tivéssemos feito há mais tempo. Mas nestas coisas vamos sempre a tempo… desde que o comecemos a fazer! A questão é como fazê-lo?
SL no seu aoperto fala da necessidade de "assumir a diferença e valorizar a diversidade territorial existente". Nem a propósito, hoje 25/1, a GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro, nome pomposo para uma associação de municípios criada no tempo do governo de Durão Barroso e (aparentemente) mal amada pelo actual Governo, dá início a uma discussão sobre o futuro da região.
Importa assim saudar a vontade dos autarcas da região de Aveiro de iniciar essa discussão tendo em vista que, em breve, poderemos beneficiar de um novo período de apoio financeiro europeu (2007/13). Importa assim clarificar as prioridades do investimento público para os próximos anos, no fundo para onde vamos mobilizar os nossos parcos recursos, sabendo de antemão que não podemos ir a todas.
Em cima da mesa encontra-se um "projecto" - Aveiro como Região de Inovação. Não estando o documento público importa salientar que a maior inovação deste projecto pode passar, assim, pelo próprio método de o levar a cabo. No fundo a questão chave está em saber como mobilizar a região (os agentes, os cidadãos e as instituições) para atingir esse desígnio. Como envolvê-los na discussão dos vários caminhos alternativos e finalmente como seleccionar os projectos verdadeiramente mobilizadores.
A tarefa não é fácil, mas dificilmente teremos mais oportunidades como esta...