circuloperfeito

um olhar sobre as coisas que passam

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

o meu presidente

"Ao fim de dez anos como Presidente tenho a obrigação de dizer: nós precisamos de ter a administração mais perto, precisamos que os braços da administração central espalhados pelos distritos e concelhos se lembrem que têm de trabalhar com as câmaras municipais" Jorge Sampaio, Público 9/2/2006

post1. Concordo com o nosso Presidente, para mim o melhor presidente da república da democracia. A sua persistente atenção para as questões da organização político-administrativo do país, das desigualdades territoriais, da necessidade de qualificar as cidades e de as tornar mais humanizadas, foram um estímulo para quem trabalha diariamente com estas questões.

post2. Mas no pensamento de JS pareceu-me que faltaram duas referências. Uma à necessidade da Administração Central (e Regional) se articular entre ela(s?). Sem esse esforço a relação com as autarquias locais fica dependente do voluntarismo e da boa vontade de cada Ministério - o que não chega. Uma outra ao facto das autarquias não se poderem fechar dentro dos seus limites administrativos, de reforçarem os princípios da cooperação inter-municipal e de aprenderem a olhar para fora - para o mundo e para mudanças que estão a ocorrer no poder local (THE FUTURE OF LOCAL GOVERNMENT - DEVELOPING A 10-YEAR VISION).

post3. Ao contrário do que habitualmente se refere, em muitos casos, as autarquias locais estão no limite da sua capacidade para dar respostas a mais competências. Mostram já muitas dificuldades em gerir os seus recursos (humanos, materiais, financeiros) de forma racional e eficaz. Atingiram o seu princípio de Peter...

post4. Um dia numa visita a uma Feira, JS, ao tomar conhecimento da formação de uma licenciada em Planeamento Regional e Urbano disse - aí está um curso que eu gostaria de ter tirado!

Gestão Estratégica de Cidades e Regiões

A Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas (SACSJP) da Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território - APPLA vão levar a cabo a apresentação pública do livro "Gestão Estratégica de Cidades e Regiões" da autoria do Engº. António Fonseca Ferreira, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Esta apresentação decorrerá no próximo dia 16 de Fevereiro de 2006 pelas 18 horas no Anf. 12.1.1. da SACSJP da Universidade de Aveiro (http://www.csjp.ua.pt/).

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Optimismo (Parte 2)

Há dois momentos em que não nos devemos preocupar com um problema. Um deles é quando ele ainda não ocorreu e o outro é depois dele ocorrer! (EAC, 2006)

cultivar o optimismo

Vai realizar-se em Aveiro uma palestra sobre o tema "Cultivar o Optimismo". Trata-se de uma iniciativa oportuna num momento em que a economia começa a revelar alguns sintomas de retoma. A organização demonstra uma fé inabalável no tema realizando a palestra na Rua do Senhor dos Aflitos!

código errado...



Uma grande superfície promove numa das suas campanhas publicitárias o produto português. Por curiosidade tentei perceber que produtos poderia adquirir que me fizessem sentir orgulhoso da marca lusitana. Na última prateleira lá estavam os "nossos" produtos... importados! Esperteza saloia...

linha de partida


Aveiro

post requentado - MIT, Microsoft e D. Sebastião...

As notícias sobre os protocolos que o País (o governo) tem vindo a desenvolver com importantes unidades de investigação e empresas do sector tecnológico (MIT e a Microsoft) são boas notícias. Tratam-se de investimentos de um novo tipo, imaterial, mais duradoiro, que aposta na formação, investigação e desenvolvimento.
O que pode já ser um pouco mais problemático é se pensarmos que pela importância dos parceiros, o "jogo" (da competividade) já está ganho e só nos resta aparecer em campo que "eles" farão o resto.
Este facto, uma espécie de crença sebastiânica no poder destes novos "deuses" do mundo global, pode relegar para segundo plano a importância do papel das instituições e dos saberes nacionais e de como temos de nos organizar para tirar partido deles.
Não deixa assim de ser paradoxal que com maior facilidade sentamos todos os ministérios com Bill Gates do que pomos os mesmos ministérios a falar uns com os outros.
mi(ni)stérios...

contramão