circuloperfeito

um olhar sobre as coisas que passam

sábado, janeiro 28, 2006

Post

Ultimamente andava estranho. Não reagia, andava apático. Eu dizia-lhe uma coisa e ele fazia outra. Às vezes demorava uma eternidade para fazer o que lhe mandava. Não era o mesmo. Algo se passava.
Ontem à noite tudo se precipitou. De um momento para o outro teve um bloqueio. Não me respondia. Era inútil tentar estabelecer qualquer contacto com ele. Era como falar contra uma parede. Tinha que o levar a um especialista com urgência.
De manhã cheguei e a sala estava repleta. Tirei uma senha e aguardei a minha vez. A preocupação estava estampada no rosto de todos. Sinal da noite mal dormida…
Chegou a minha vez. Entrei, ele olhou-o, examinou-o. Fez-me umas quantas perguntas – há quanto tempo está assim, se o comportamento dele tem sido o normal, enfim as perguntas de rotina. Percebi o ar sério. Fiquei ainda mais preocupado.
Entretanto chamou um colega para pedir uma segunda opinião. O caso não estava nada fácil. A cada momento o nervosismo ia aumentando. Pediram-me para sair e deixá-los a sós.
Ao fim de algum tempo chamaram-me e um deles disse-me – Tentámos tudo mas não conseguimos salvar o ficheiro que perdeu!

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Aveiro, Região de Inovação

Aproveitando o facto de nos próximos três anos não ser previsível que haja eleições era tempo de deitar mãos à obra e começar a preparar o futuro. Tarefa complexa quanto a situação actual exigía que o tivéssemos feito há mais tempo. Mas nestas coisas vamos sempre a tempo… desde que o comecemos a fazer! A questão é como fazê-lo?
SL no seu aoperto fala da necessidade de "assumir a diferença e valorizar a diversidade territorial existente". Nem a propósito, hoje 25/1, a GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro, nome pomposo para uma associação de municípios criada no tempo do governo de Durão Barroso e (aparentemente) mal amada pelo actual Governo, dá início a uma discussão sobre o futuro da região.
Importa assim saudar a vontade dos autarcas da região de Aveiro de iniciar essa discussão tendo em vista que, em breve, poderemos beneficiar de um novo período de apoio financeiro europeu (2007/13). Importa assim clarificar as prioridades do investimento público para os próximos anos, no fundo para onde vamos mobilizar os nossos parcos recursos, sabendo de antemão que não podemos ir a todas.
Em cima da mesa encontra-se um "projecto" - Aveiro como Região de Inovação. Não estando o documento público importa salientar que a maior inovação deste projecto pode passar, assim, pelo próprio método de o levar a cabo. No fundo a questão chave está em saber como mobilizar a região (os agentes, os cidadãos e as instituições) para atingir esse desígnio. Como envolvê-los na discussão dos vários caminhos alternativos e finalmente como seleccionar os projectos verdadeiramente mobilizadores.
A tarefa não é fácil, mas dificilmente teremos mais oportunidades como esta...

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Colaboração com MIT passou de investimento de 60 milhões a parágrafo vago no Plano Tecnológico

A Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico (UCTP), num documento a que o PÚBLICO teve acesso, propôs uma "parceria internacional para a investigação e desenvolvimento" com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e contabilizava a colaboração em 60 milhões de euros, divididos por quatro medidas. A UCPT deixou ainda um outro documento com a calendarização desse programa e uma orçamentação mais detalhada. Mas a versão final do Plano Tecnológico (PT) reduz a parceria internacional a um parágrafo, sem qualquer referência ao MIT.
É o chamado choque tecnológico!

Habitantes de Canas de Senhorim festejam fim do mandato de Jorge Sampaio



Pelo menos 300 habitantes de Canas de Senhorim comemoraram hoje o final do mandato de Jorge Sampaio, pelo facto de o ainda chefe de Estado ter recusado a elevação da localidade a concelho.
Segundo o porta-voz do Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim, Luís Pinheiro, "os populares juntaram-se, esta manhã [em frente à Junta de Freguesia], para festejar a saída de Sampaio, que foi sempre extremamente hostil para Canas de Senhorim". "Este é um dia de muita alegria para os canenses", frisou o responsável.

A vida é feita destas pequenas alegrias... só esperamos que este dia se repita por muitos e muitos anos!